rosa amarela nas teclas do piano

Como Estudar Música Popular no Piano? A Maneira Prática!

Qual é o seu interesse com o piano? Tocar música clássica ou tocar música popular?

Como estudar música popular no piano?

Bem, independente da sua escolha, aposto que em um primeiro momento você deve ter pensado que se quer tocar música popular no piano deveria procurar um professor que toque música popular, e o mesmo para música clássica, não é?

Não é bem assim, na verdade. O fato é que não há uma fórmula correta para se tocar música popular no piano!

Imagine que você goste muito de Michael Jackson e decida começar a aprender piano tocando uma música dele.

É muito mais legal começar direto pela prática, não é? Ao invés de ficar procurando vídeos de teoria, o mais legal seria entrar no YouTube e procurar um tutorial para tocar Billie Jean, por exemplo.

O principal método que os iniciantes usam consiste em ficar repetindo o vídeo, vendo a pessoa tocar até aprender de cor os acordes. Mas, em determinado momento, é preciso aprender um pouco de teoria, como notas musicais, leitura de partitura, compasso, acordes, cifra, tons, semitons, acidentes…e parece não ser tão fácil assim, afinal!

 

Como estudar música popular?

Como dissemos, não há um método certo a ser seguido, e você pode se perguntar como tantas pessoas tocam por aí com destreza a música popular no piano. Bem, isso vai de cada um!

A verdade é que cada pessoa possui um estilo próprio para ensinar a tocar música popular no piano, o que pode ser um atraso para o aluno que muda de professor com frequência.

Se você deseja aprender a tocar música popular no piano sem um professor, o ideal é que procure por canais relevantes no YouTube e desenvolva com o tempo o seu próprio método. Ele pode ser, por exemplo, apenas olhar e imitar. E embora pareça simples demais, é algo indispensável para quem ainda está começando a aprender a tocar piano.

 

A melhor maneira de aprender é através da música clássica

 

Se você quer aprender a tocar música popular no piano, acredite: a melhor maneira de fazer isso é aprendendo a tocar música erudita antes. E por quê?

Porque é através da música clássica ou erudita que você será capaz de aprender de verdade a base teórica e prática necessária para que possa começar a tocar música popular de maneira mais eficiente.

Apesar de ser possível aprender a tocar música popular no piano através da observação / imitação, é necessário ter uma base teórica.

Por isso, a melhor maneira ainda é começar a tocar músicas mais simples, partindo para uma base teórica mais avançada e então através da prática e dos conhecimentos em teoria começar a tocar a música popular no piano.

O estudo da teoria e a prática inicial com música clássica é o que poderá passar mais desenvoltura e segurança para que você possa avançar um degrau, quando sentir que está pronto para a próxima lição. Sem uma base teórica mais aprofundada não tem como, principalmente se tratando do piano, um instrumento complexo de ser tocado e sentido.

Você até pode inicialmente tocar através da observação ou nomear as teclas de um piano, mas acredite, isso não será suficiente para tocar músicas mais difíceis ou mesmo para começar a tocar as músicas populares.

Comece desde cedo a se acostumar com o estudo da teoria, para evitar que caso acabe optando futuramente por um professor de música popular adquira seus vícios enquanto toca!

Se você gostou do artigo, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais. Quer aprender a como tocar piano de verdade de uma vez por todas? Não deixe de acompanhar nossos próximos artigos!

Agora que você conhece o princípio básico de como estudar música, se aprofunde mais no assunto.

Neste site mesmo recomendo um curso profissional para estudar em casa. Veja Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *